– CONSULTORIA EMPRESARIAL
Consultoria é o processo interativo de um agente de mudanças externo à empresa, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da empresa nas tomadas de decisões, não tendo, entretanto, o controle direto da situação. Segundo Crocco, consultoria é a prestação de serviço por uma pessoa ou grupo de pessoas, independentes e qualificadas para a identificação e investigação de problemas que digam respeito a política, organização, procedimentos e métodos, de forma a recomendarem a ação adequada e proporcionarem auxílio na implementação dessas recomendações.
Fonte: CROCCO, L.; GUTTMANN, E. . Consultoria Empresarial.
São Paulo: Saraiva, 2005.
Por que contratar uma consultoria?
- Por causa das mudanças nos ambientes e nas empresas: globalização; evolução tecnológica; construção do futuro; responsabilidades ambientais; conhecimento sustentado.
- Por causa do aumento da demanda: busca de novos conhecimentos e inovações para enfrentar a globalização; consolidação das vantagens competitivas; processo de terceirização; processo de melhoria contínua sustentável.
Fonte: Nonaka e Takeuchi. Manual do mentor: programa de
mentoria técnica. Embraer: 2020.
- Tal processo, devidamente estruturado que permite: Compartilhar e transmitir conhecimentos adquiridos ao longo da carreira a um profissional menos experiente; Desenvolver potencial; Reduzir os obstáculos internos que dificultam a performance; Promover discussões, reflexões e exposições em questões presentes e futuras que ajudam o mentorado a realizar seu papel com maior amplitude; Aumentar a performance; Contribui para a perenidade dos negócios.
- Papel do mentor: promover o relacionamento interpessoal para sabe ouvir e se comunicar; ser um desenvolvedor de pessoas; ensinar as pessoas pelo exemplo; gerar confiança e comprometimento na pessoa ou equipe; acelerar o processo de aprendizagem, para superar-se continuamente; dar suporte, sem tirar a responsabilidade; instigar, propiciar a reflexão do mentorado (perguntas ao invés de respostas); ser uma pessoa facilitadora do aprendizado (conselheiros sensíveis e de confiança).
- Benefícios para os mentorados: mais rapidez na aprendizagem (aprende-se mais depressa atuando-se junto de quem sabe e faz); elevar a autoconfiança (o mentorado se sente mais seguro para realizar e crescer); rapidez na adaptação a novos ambientes e situações; facilidade de crescimento no trabalho e na carreira; satisfação com o trabalho e com a carreira; melhor rede de relacionamentos (o mentorado interage com a rede do mentor); equilíbrio de estresse (benefício influenciado pelos anteriores).
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– TREINAMENTOS
Treinamento e desenvolvimento é o conjunto de práticas que as empresas adotam para capacitar seus colaboradores a curto e longo prazo. Uma vez que Treinamento é uma prática de curta duração que tem o objetivo de preparar o colaborador para executar suas atividades com excelência dentro da empresa. Enquanto o desenvolvimento é um conjunto de práticas educacionais de longo prazo para melhorar o desempenho pessoal dos colaboradores. Para Chiavenato, o treinamento é uma educação profissional, que tem três etapas: formação profissional (que prepara o homem para uma profissão); aperfeiçoamento profissional ou desenvolvimento profissional (que aperfeiçoa o homem para uma carreira dentro de uma profissão); treinamento (que adapta o homem para um cargo ou função).
Fonte: CHIAVENATO, I. Desempenho Humano nas Empresas. São
Paulo: Atlas, 2001.
- Papel do instrutor de treinamento: melhorar a experiência dos clientes internos e externos; otimizar a produtividade; reduzir e/ou eliminar retrabalhos; capacitar a equipe para o uso de novas ferramentas; harmonizar o clima organizacional em relação à cultura empresarial.
- Motivos para contratar o treinamento: na era da informação as tecnologias mudam com frequência, e os colaboradores precisam estar atualizados e preparados para as novidades que surgem; somente o ensino acadêmico não prepara o colaborador para as necessidades do mercado de trabalho; otimizar os processos e procedimentos gerenciais e operacionais, para faturar mais com menos esforço; ajustar ou reajustar o clima organizacional à cultura empresarial; alinhar o direcionamento dos clientes internos com foco na missão da empresa, para a satisfação e encantamento dos clientes externos; aprimoramento sustentável, com bases sociais e ambientais.
– PALESTRAS
Palestras são uma forma de expressar a linguagem humana através de eventos de interação entre público e interlocutor, abordando temas diversos. Uma palestra pode ter em média de 60 até 120 minutos de duração, e tem como propósito informar, educar e estimular transformações nos ouvintes. É um evento onde um palestrante, também chamado de orador, apresenta um discurso estruturado. E nesse discurso o palestrante trata de conceitos, ideias e experiências relevantes. As palestras tendem a assumir diferentes formas e formatos, se adaptando às necessidades e propósitos do público e evento. Dentre os tipos mais comuns há: palestra, conferência, seminário, simpósio, encontros, congressos, workshop, painel, mesa redonda, webianar, dentre outras nomenclaturas.
Fonte: SOUSA, Priscila. Palestra: o que é, conceito, tipos e características.
Disponível em https://conceito.de/palestra, acesso 30/05/23, 23:13.
- Papel do palestrante: compartilhar sua expertise de forma agradável e confortável; estimular a troca de ideias e a interatividade com o público; transmitir as informações de maneira coerente e acessível; cativar a atenção e prender a audiência do público; transmitir confiança através do conteúdo apresentado.
- Motivos para contratar a palestra: capacitação e atualização rápida sobre temas específicos e relevantes; promoção do aprendizado em curto prazo; novos conhecimentos que agregam significativamente; reflexões sobre postura e ações a serem melhoradas; ressignificação de ideais comportamentais; insights preciosos relacionados a boas ideias; aplicação positiva na vida pessoal ou profissional.
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